terça-feira, 21 de agosto de 2012

ela MORDE!

É isso mesmo, a Lavinia está mordendo e eu estou perdida, perdida, perdida =(

Perdida por ter em casa uma garotinha que está ficando terrivél e perdida de como agir nessas situações.

Na verdade isso nunca tinha acontecido, ela nunca tinha tentando fazer isso pelo menos comigo por perto, o primeiro episódio foi no supermercado. Fomos em um que tinha aquelas salinhas onde as crianças ficam para os pais terminarem sua compra, na verdade nunca tinha deixado ela lá... mas como a Duda prima mais velha (6 anos)  ficaria junto eu acabei deixando, junto com elas ficou uma outra menininha a Mirella que é um pouco mais velha que a Lavinia, filha de uma amiga minha.

Na verdade não sei bem como tudo aconteceu, porque na hora que fomos lá buscar as três ninguém comentou nada com a gente, nem mesmo a monitora... só la no estacionamento é que nos fomos ver a Mirella com uma marca de mordida no braço, na hora a Duda explicou que tinha sido a Lavinia, disse que a Mirella tentou pegar a boneca que ela estava brincando e daí ela mordeu.

Fiquei assustada na hora, afinal aquilo nunca tinha acontecido antes e eu nem imaginava que a minha filha andava mordendo. Como ja fazia um tempo de toda aquela situação ficou ainda mais complicado de dar a bronca, mesmo assim eu expliquei que aquilo ela feio, que deixava a amiguinha triste e mandei ela pedir desculpas... ela foi lá e deu um beijo no braço dela e fomos embora.

Isso nunca mais aconteceu.... até que ela entrou na escola.

No final da segunda semana na escola eu perguntei para a professora como estava o comportamento da Lavinia com os outros alunos, ela vem e me quebra as pernas dizendo que na primeira semana ela tinha mordido dois... mas me disse que como ela estava se adaptando, com tudo diferente isso era normal acontecer, falou que já na segunda semana ela se inturmo melhor e não fez mais.

Para finalizar o 3º episódio foi nesse final de semana, fui dormi na casa de uma amiga minha, os maridos viajando intão resolvemos nos juntas com as pequenas, ela tbm tem uma filha a Helen com 3 meses mais nova que a Lavinia. Passamos o sábado inteiro juntas e elas brincaram o tempo todo sem brigar, sem tomar brinquedo uma da outra.. foi muito divertido o dia. A noite por alguns segundos acabamos deixando as duas sozinhas no quarto assistindo o dvd, coisa rápida... e acanteceu, Lavinia mordeu a amiga mais de uma vez.

Na hora que chegamos no quarto a Helen chorava e a Lavinia com o olhar arregalado, não sabiamos o que tinha acontecido até intão, mas na hora do banho foi possivél ver as marquinhas da mordida nela tadinha.

Fiquei triste geeeeente, é muito ruim toda essa situação. A gente acha que está fazendo tudo errado, e o pior é que ela nunca faz isso comigo por perto, todo cuidado é pouco não posso deixar mas ela sozinha com outras criança, tenho medo de acontecer denovo.

Todas as vezes eu explico que aquilo não pode, que as pessoas ficam tristes e que doi muito. Colocamos de castigo por um tempinho pra ela pensar nisso tudo, bater eu não acho que é o caminho... apesar de já ter dado um tapinha confesso....

Tem tbm o outro lado o lado da mãe que o filho foi mordio, imagino como deve ser ruim ver o filho chorando e com marquinhas doloridas. Fico péssima ainda mais....fora que algumas mães intendem, mas sei tbm que nem todas são assim.

Alguém ai já passou por isso?

14 comentários:

  1. ja senti tudo isso ....

    por aqui descobrimos que é uma fase (fase mesmo assim como todas as outras), uam coisa que ajudou foi insitir em que princesa não morde e por aqu deu certo ....

    um dia uma mãe destas que vira amiga pq vocês empre encontra no pediatra disse para mim que ela era professora e com a pequena dela ela sempre tentava não valorizar a situação e deu certo .... comecei fazer isso aqui tb do tipo afastar ela do ocorrido mas sem longas explicações ....

    boa sorte ai amiga pq esta fase demora um pouquinho .... MAS PASSA VIU

    beijos em vc e nesta linda garotinha !!!

    ResponderExcluir
  2. O Linus já foi mordido 2 vezes na escolinha, coitado, ele é muito pequenininho, só f* hahaha

    Num sei se tem mais o que fazer além disso...

    Vocês não podem brincar de morder ela... se fizerem, pra ela não achar que é legal... acho.

    ResponderExcluir
  3. Acho que a Elisa esteve assim por um tempo também, mais ela mordia meu peito, acho que pelo fato dela não ter muito contato com outras crianças, ela não tinha o que morde e me mordia. Mais eu zangava e gritava (pq doía né...) foi indo e parou.
    Acredito que ela só me mordia pelo fato dela ter aprendido a morder sabia que os dentinhos dela travavam as coisas, pois ela andou nesse tempo mordendo o nada, ficava mostrando os dentinhos imitando uma mordida.

    Mais cada criança é diferente da outra né, e as vezes o motivo pelo qual Elisa me mordia não seja o mesmo da Lavínia. Mais que deve ser muito constrangedor, isso eu concordo. A gente fica meio sem chão e sem ação, ainda mais quando não se esperava....

    beijão Rê, e com certeza vai passar, com muita conversa e amor.

    ResponderExcluir
  4. Ai Renata, essa fase é difícil né? Mas é normal. Leah teve uma fase, mas ela mordia ela mesma e os brinquedos ou outros objetos. Eu só ignorava, não reagia de forma alguma e ela parou. Mas quando mordem outras crianças é mais complicado né? Numa das aulas que frequentei com Leah eles nos enviaram um link ótimo sobre mordidas. Do que eu lembro de como você deve reagir quando a criança morder é com calma afastar ela de quem mordeu; Falar firme pra não morder, que machuca; Mostrar o efeito da mordida, dizer: "olha fulano ta chorando, ta doendo, ele ta triste, etc" E uma coisa interessante é que você não deve focar muito a atenção e quem mordeu e sim em quem foi mordido. Falar pra criança "sinto muito que isso aconteceu, eu sei que dói" e não forçar a criança a pedir desculpas, pois assim você ta dando muito atenção a ela e é importante mostrar que quem merece atenção é a vítima. Mas se a Lavinia só morde quando você não ta por perto, fica difícil pra disciplinar né? Se você ler em inglês, da uma olhada nesse link, é ótimo e fala sobre tudo: http://csefel.vanderbilt.edu/documents/biting-parenting_tool.pdf
    Boa sorte e muita paciência que vai passar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. oi Rê....
    Trabalhei 9 anos em escola...e vi muito isso acontecer. Fique calma, é normal viu, é apenas mais uma fase. Logo vocês encontram uma maneira dela entender que isso não pode....

    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Oi Renata, eu sempre leio seu blog acho tudo muito interessante. Sobre mordidas não se preoculpe tenho um filho de 1 ano e 10 meses, nossa já passei cada uma por causa das mordidinhas dele, quando ele ficava nervoso ou feliz mordia ou então quando alguém batia ou então tomava algo dele mordia também, muita vezes mordia mamãe e papai,e até ele mesmo oque começou mim assustar e muiiito conversei com o pediatra dele que mim disse, para ficar tranquila porque é uma fase onde ele está se conhecendo e conhecedo as pessoas ao lado (reações das mordidas) com o tempo e conversa ele foi entendedo que fazia dodoe. E hoje graças a deus ele nunca mais mordeu e já tem um tempinho bom ei. Beijos espero que tenha ajudado á tranquilisala.

    ResponderExcluir
  7. Rê, não sei dizer o que é ou ajudar em alguma coisa... só estou escrevendo para dizer que estamos juntas e que espero que passe logo. Pode ser dentes nascendo? Pode ser direcionamento de raiva/frustração? Amadurecimento? Não sei.... e se conversar com o pediatra dela? É normal, pq muitas crianças mordem, mas... entendo que seja muito chato quando é a nossa criança que morde.
    E quando o nosso filho é mordido é difícil tbm, eu entendo...

    eu conversaria muito com a Laura, se ela estivesse mordendo e tentaria mostrá-la a qlq custo o quanto é ruim.... mas não sei como, desculpe.

    Espero que passe logo.

    Beijos grandes!!

    ResponderExcluir
  8. Ai, este blog é muita fofura! A Lavinia é uma boneca!! Passei aqui para dizer que no mesmo post da convite de anivesário da Antonella coloquei a explicação sobre como fazer... não sou a mais didática mas tentei... se precisar de ajuda para resolver o convite é só me mandar um e-mail quete ajudo. Beijooooss

    http://antonellaesuaboneca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amiga, RES-PI-RA! e relaxa! Não adianta mesmo, não tem como tu repreender sem pegar ela no flagra, acredito que toda e qualquer criança passa por essa fase da mordida, e se na escolinha a monitora estiver olhando tem que dizer NÃO, se ela estiver com uma amiguinha e tentar fazer, tu tem que dizer NÃO! Não existe outra forma ou forma melhor de educar, não adianta bater, chacoalhar........ dizer um NÃO firme e explicar somente........
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Essa semana a Cecília levou uma mordida de uma coleguinha, eu fiquei bem triste, mas também pensei na mãe da outra coleguinha que também deve ter ficado chateada e constrangida. Ainda bem que não ficou mt marcado! A Cecília já me deu duas mordidas, em momentos qe ela foi contrariada, eu dei uma bronca nela, falei que isso dói e deixava a mamãe triste.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Puxa! Que chato!!!
    Isso é normal, é fase... mas entendo sua preocupação...
    Não queremos que nossos filhos mordam os coleguinhas, assim como não queremos que eles sejam mordidos. São duas situações delicadas!!!
    Mas, converse com ela como você já vem fazendo e fique tranquila porque passa!

    Beijos na linda!!!

    Lívia.

    ResponderExcluir
  12. Oi Renata, por aqui tem acontecido tb, mas a Gabi nao morde, tem sido mordida :) Ja aconteceu 2 vzs na escola. Acho q é normal desta fase. Acho q o melhor é explicar q nao pode e esperar a fase passar. Fazer o q? Bjs

    ResponderExcluir
  13. Rê hoje que vi seu comentário sobre o salto de desenvolvimento lá na blog... bom eu também só me dei conta no último periodo, mais guardemos os conhecimentos para o próximo... huhuhuhuh
    e dê noticias, os preparativos como estão?
    Aqui quando eu acho que vou produzir tudo, eu me enrolo e não faço nem metade do que eu queria fazer...
    Mais até novembro temos tempo ainda né?!!

    beijãoo

    ResponderExcluir
  14. Lara jé mordeu e já foi mordida.
    Não consigo dizer em qual situação me senti pior...
    Sorte que as mordidas pararam, mas o que a Lara anda fazendo, e muito, é puxar o cabelo....

    A gente fica sem saber o que fazer. É péssimo mesmo.
    O jeito é só conversar e ser bem firme.
    Não vou dizer para você mordê-la... mas eu confesso que eu já puxei o cabelo da Lara para ela parar (de leve, claro)!

    ResponderExcluir

Comenta você também =)
Respondo depois por aqui mesmo...