sábado, 9 de fevereiro de 2013

BC - Mamãe está de Olho - Alimentação Infantil

Faz um tempinho já que eu queria falar sobre esse assunto, aproveito hoje essa ótima blogagem coletiva com iniciativa dos blogs Mamãe Nádia a Sós; Para Beatriz e Reciclando com a Mamãe , adorei a iniciativa meninas parabéns!


Acredito que a maioria já tenha assistido o documentário "Muito Além do Peso", é chocante, alarmante e triste ao mesmo tempo. Não que eu não saiba de muita coisa que foi falado, porém, foi a partir dele que eu comecei de verdade a melhorar algumas coisas lá em casa.

Eu mesma não tive uma boa alimentação na infância, fui rodeada por tudo que é gostoso- doces, bolachas recheada, salgadinhos e refrigerante...imagina filha de um dono de lanchonete, essas coisas estavam sempre ao meu alcance. Hoje como pouca salada, não gosto de legumes e posso dizer que preciso de doce todos os dias.

Mais depois que a Lavinia nasceu, tento (nem sempre consigo #confesso)  aprender por conta própria a me alimentar melhor. Acredito que exemplo vem de casa, intão não adianta dizer que "não pode beber refigerante", se você bebe é a mesma coisa que dizer "não bata", batendo. 

Lógico que tudo tem limite é claro, não sou a favor de radicalizar também. Mas comecei a perceber que saúde e um hábito, intão vale lembrar que criança não tem maturidade pra escolher certas coisas, cabe a nós pais ensinar.

No geral Lavinia come pouco, mais come bem. Mesmo eu não gostando de quase nada (juro que não sou fresca, eu até tento comer mais não consigo), procuro sempre oferecer de tudo pra ela, ainda peco muito devido a correria do dia a dia, por sorte tenho ajuda da minha sogra com o almoço dela que acaba sendo bem variado.

Lavinia gosta de quase tudo, o que ela realmente não curti muito são folhas (alface, rucula, couve). Nesse caso a gente faz suco, inclusive essa é uma das mudanças lé em casa, estou preperando suco natural todos os dias e estamos conseguindo parar com os sucos de caixinhas, além de tudo aproveito esse momento e levo a Lalá para cozinha comigo, enquanto vou cortanto as coisas ela vai me ajudando e comendo também hahaha.

- Já provamos e ficou bom, de Laranja e cenoura; Laranja e beterraba; Limão, pepino e maça; Abacaxi e couve.. e muito mais (isso merece um post) o mais legal é que eu descobri que não precisa de açúcar, é só escolher bem as frutas e a maioria fica bem agradavél para tomar, quando vai limão coloco mel. E por falar em mel ele tem sido meu aliado, sinto muito vontade de um doce logo depois das refeições, dai vou lá e pego um pouquinho de mel, bem pouquinho. Com isso venho diminuindo bastante o consumo de açúcar lá em casa.

- Refigerante aos poucos estamos eliminando de vez, na verdade já não compramos lá em casa, mais quando estamos em alguma festa bebemos. Lembro bem como foi dificil segurar, não digo em casa, mas as pessoas de fora para não oferecerem para Lavinia.... as pessoas ficam com pena da criança, por não poder beber. Eu penso da seguinte forma, a partir do momento que a vontade partir dela, não vejo mal nenhum em dar, mas se a criança nem está ligando, não tem porque oferecer.

-Lavinia costuma beber o leite na maioria das vezes puro ela gosta e eu acho até melhor assim, mas também bebe com sustage, com farinha de aveia por causa do intestino preso que também é muito bom. Mas bastante gente se espanta com isso e ainda falam tadinha. Até as avós pensam assim, estão sempre querendo colocar um mucilon, uma farinha e se não tem nada sempre acham que precisa de um pouquinho de  açúcar, isso principalmente antes quando ela era menor.... eu mesma já comi muito tudo isso, mas agora com um pouco mais de informação percebi que não traz beneficio nenhum, então o porque de oferecer!

-O cárdapio do lanche da escola não é nada atrativo, aos poucos vou procurando idéias melhores para mandar. Como eu disse o suco já é um deles, no blog "As delicias do Dudu" tem muita coisa boa, é de lá que vem boa parte das minhas inspirações.

- Últimamente levo uma vida bem sedentária sem nenhum tipo de exercicío fisico e isso não me faz bem, sempre quero mudar, mas falta força de vontade mesmo, falta tempo, falta tudo...Mas a verdade é uma só, e quem realmente quer corre atrás. Queria fazer algo que pudesse estar com a Lavinia junto, afinal já fico boa parte do dia longe, a solução foi comprar uma bicicleta com cadeirinha...agora não vejo a hora de chegar logo. Taí um ótimo exemplo também né, afinal com ela indo junto desperta a vontade e o interesse em um futuro próximo, próximo.

Confesso que o documentário mexeu demais comigo, cheguei em casa com vontade de mudar tudo sabe, pra mim estava tudo errado. Mas sinto muita dificuldade em achar coisas mais saudavéis e na minha opinião é tudo muito caro e isso desanima um pouco.

O legal é que to levando a familia toda nessa, tenho uma sobrinha de 7 anos que está acima do peso, vejo como é tudo muito dificil pra ela agora com essa idade. Dai que eu reforço novamente que saúde é um hábito e exemplo vem principalmente dos pais, tudo isso tem que ser desde pequeno.



Lavinia aos 7 meses - brincando e experimentando =)

--
Estou longe de ser o melhor exemplo de alimentação saudavél, por isso procuro mudar um pouco a cada dia. E não é porque virou modinha e tals, faço isso por mim, pela minha familia, pela Lavinia... porque daqui uns meses, alguns anos é que vamos sentir e ver o resultado.

Acredito sim que nessas pequenas mudanças já da pra levar uma vida melhor. É isso o que eu mais quero e sei que tem muita coisa que eu ainda passo melhorar! Enfim ...

Saúde =)

11 comentários:

  1. Oi querida, muito obrigada por sua participação!
    Amei o seu post, super completo e super sincero. Concordo com sua posição, temos que mudar sim e começando por nós mesmas, né? Esses seus primeiros passos estão ótimos! Parabéns...continue nesse caminho!
    Beijos e muito obrigada!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  2. NÓS MÃES SEMPRE QUEREMOS O MELHOR PARA NOSSOS FILHOS NÉ! TAMBÉM ESTOU PARTICIPANDO DESSA BC.
    ADOREI O POST E A LAVÍNIA É LINDA! PARABÉNS!
    BJOS!
    TATTY
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata, gostei muito do seu post, acho que não radicalizar é a palavra, até pq realmente o proibido desperta interesse, é bom educar aos poucos, assim eles vão saber o que é melhor para eles com exemplos que daremos, vejo meu sobrinho, come de tudo e quase não toma refrigerante, mesmo tendo disponível em destas se tiver suco ele toma o suco! é assim que eu quero seguir com a Julia.

    tb estou participando

    Bjs

    Gélia
    http://euquefizouquaseisso.blogspot.com.br/2013/02/alimentacao-infantil-e-dicas-de.html#comment-form

    ResponderExcluir
  4. Ow primeiro parabéns pela iniciativa e pela sua princesa ela é muito linda viu!!

    Querida é de pequeno que se faz o grande e se vc começar agora com certeza vai ensinar boas coisas para sua filha!
    Vou falar para vc o que estou falando para mim todos os dias, para cuidar dos seus vc precisar cuidar de vc primeiro! tente arrumar um tempinho vc vai conseguir eu tb andava sedentária, agora se não posso malhar vou apé para minha casa quando saio do trabalho levo 1 hora, faço isso ao menos 2 vezes na semana o idela eram 3, mas nem sempre estou disposta e arrumo a desculpa da chuva para não ir, como se eu fosse feita de açúcar né!

    tb estou participando

    Bjs

    Gélia
    http://euquefizouquaseisso.blogspot.com.br/2013/02/alimentacao-infantil-e-dicas-de.html#comment-form

    ResponderExcluir
  5. Os pais como educadores que são, são tb responsáveis pela boa alimentação de seu filho. Nada como uma BC para nos fazermos refletir sobre o assunto e mudar o hábito de nossa alimentação. Aguardo sua visita e comentário no blog.
    Bju

    ResponderExcluir
  6. Lavínia tá muito linda comendo alface, rsrs.
    É assim mesmo do jeito que você falou, é com pequenas mudanças

    beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  7. Ai que linda ela com "os verdinhos"!

    Gostei da ideia dos sucos Re! Vou fazer para o Pititco.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oi mamãe! Vejo que nossas dificuldades são parecidas, mas o melhor de tudo é saber que não estamos sozinhas nessa luta.

    ResponderExcluir
  9. aff, aqui em casa é dificil viiu..
    Tbm não comemos verduras e frutas, muito poucas...
    e temos que ser exemplo né?
    Mesmo Alanis sendo dificil de ganhar peso...tem que ter cuidado com diabetes, colesterol...etc...e também com sobrepeso em curto/longo prazo né?
    fala sériooo...como vc citou, sua sobrinha...dá um dó de ter que fazer a criança ficar de "dieta"....fora que criança "gordinha" sempre sofre née?
    adorei seu post Rê..de verdade!!!
    bjã

    ResponderExcluir
  10. Oi, Renata! Sou a mãe da Isabela e da Giovana. Te acheiu na blogagem coletiva e adorei teu espaço. Lavínias é um encanto. Que bom que estamos tendo a consciência de ensinar nossos filhos a se educarem de forma saudável, bjs

    ResponderExcluir
  11. Aiii, deixa só que dizer de novo, acho a Lavínia uma coisaaaaa de tão fofa, olha as fotoooossss
    Depois, de fato é bastante complicado nos adaptarmos a uma rotina alimentar com os bebês quando nós mesmo não temos uma rotina saudável, sinto o mesmo que você com relação a isso.
    Aqui em casa consumismo o que chamo de porcaria, kkkk, salgadinho por exemplo, e agora só como quando os passarinhos estão dormindo. Tem outras muitas porcarias, exceto refri que nunca gostei, SORTE....
    E sobre os sucos, SIM, post para ontem, nos conte mesmo das combinações, quem sabe assim consigo fazer os passarinhos tomarem mais suco, eles tomam MUITA água e não curtem muito suco, mas queria que eles tomassem mais sucos.
    =D
    Beijos

    ResponderExcluir

Comenta você também =)
Respondo depois por aqui mesmo...