sexta-feira, 30 de novembro de 2012

eu preciso abrir meu coração ♥

... to precisando desabafar um pouquinho, estou triste e chatiada comigo mesma.

Bem que falam depois da calmaria vem a tempestade, sei tbm que tudo são fases e passam.


Saio do serviço e vou para casa almoçar, todos os dias às 12:30 e é tudo muito corrido, mas até que estava tranquilo e eu vinha conseguindo cumprir os horários e aproveitar bem esse tempo.

Chego em casa e geralmente Lavinia já almoçou com a vovó, as vezes almoça com a gente ou as vezes não come é nada...papai ajeita a comida, enquanto eu dou banho nela. Durante todo o tempo vamos conversando, ela conta se brincou muita de manhã, se acordo tarde, o que fez, brinca mais um pouco... enfim são horas agradavéis que passamos juntos, se não fosse a hora de trocar, ela se recusa a colocar o uniforme e quer sempre colocar o mesmo chinelo.

O problema é ela só tem 2 anos minha gente, não acho certo que escolha sempre o que vai fazer ou não, caramba quem manda nessa casa hahahahahahah =)

Não quero que vire rotina, não quero que isso se torne um habito.... ela tem que intender que precisa usar o uniforme e que nem todo dia da pra usar chinelo.

Eu fico esgotada nesses dias de crises dessa baixinha geniosa, ela berra e se nega a vestir, eu acabo colocando mesmo assim, mas ela não se cansa de puxar a roupa, fica toda vermelha e descabelada ...

é um verdadeiro terror e sabem o pior acaba vomitando de tanto chorar  e por fim vence porque não veste o que teria que vestir ou porque ja estamos perdendo a hora, ou porque não tem outro uniforme fácil... é tanta coisa que acabo por colocar uma roupa qualquer.

No meio dessa confusão toda eu não consigo ficar calma, não consigo ficar tranquila, relax, zen.. não dá, não rola! Eu fico nervosa, acabo gritando, brigando, me estresso.. =/

Não queria que fosse assim, depois fico triste.. chego no trabalho arrasada e com o coração apertadinho, um nó na garganta. Penso que poderia ser diferente, deixar ela escolher a roupa, o sapato... se precisava de tudo aquilo.

Penso penso penso...


Ei alguém ai, que já passou por isso, que está passando...
me conta como vcs lidam?




13 comentários:

  1. ô Rê...
    é assim mesmo.
    Penso do mesmo jeito que você, criança tem que entender que nem tudo o que ela quer ela vai ter ou fazer...e confesso, tbm fico nervosa e fico chateada com esses momentos...
    A minha ainda não chegou a escolher algo, mas sei que essa parte vai chegar...e como todas as outras, vai passar..
    Fique calma, faz parte de "ser mãe".....e procure não ficar pensando nisso, você só está fazendo seu papel.

    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa faço assim:
    Mostro a Laís duas opções de meias ou calcinhas ou coisinhas de cabelo ou roupa etc... e peço ela pra ecolher qual ela que usar...
    Tente negociar com a Lavínia também... Isso é muito bom pois ajuda a criança a desenvolver a capacidade de escolha... Há e quanto a as suas emoções sugiro que desenvolva o domínio proprio... claro que não somos perfeitos, mas na hora da raiva o melhor é se calar, pois assim vc ficará mais forte e não se sentirá culpada depois...
    Bjo Bjo...

    ResponderExcluir
  3. Rê, eu acho que é assim mesmo....
    Eu, como vc, colocaria à força, viu? Vai chorar um dia, vai chorar no outro e pode chorar até um mês inteiro, uma hora vai perceber que quem manda é vc, beijo e tchau. Não dá para ficar abaixando a cabeça para elas, não, e se deixar, elas mandam em tudoooooo!!! Eu sei bem como é! A Laura entrou numas de brigar pq vai trocar a fralda, é um SACO, ela grita, se bate, sai correndo, até que um dia (repare, não estou falando para vc fazer isso, nem EU faria de novo, estou sendo honesta com vc e só), eu dei um tapa nela, sem fralda, no bumbum dela, mas sem pensar, foi reflexo, raiva, irritação, somou tudo e eu bati no bumbum dela e falei bem brava que o nosso acordo é que eu mando e ela obedece! Falei alto, bati nela e chorei o resto do dia, claro, pq nem de longe eu imaginei que faria isso.... agora, te falo: ela não dá um chilique mais para trocar a fralda. NENHUM! Medo? Pode ser... mas não dá uma birra, não fala nada. É só eu falar que vamos trocar a fralda, ela já levanta e me segue.
    Não estou falando para vc fazer isso, pq eu mesma não faria de novo (e só fiz pq não pensei), mas o que quero dizer é que elas precisam entender que têm limites e que a birra não vai dar em nada, que quem manda somos nós. Ponto!

    O máximo que eu faria, neste caso (do uniforme), seria deixar dois uniformes à vista para ela escolher a parte de baixo e de cima (eu deixaria dois de cada, por exemplo, uma camiseta com manga e uma sem, um short e uma saia) e dois pares de tênis para ela escolher com qual iria. Eu só a deixaria escolher dentro do que eu limitasse, entende?

    boa sorte, querida, entendo a sua irritação.

    na última das hipóteses, não vá mais almoçar em casa! hehehehehehe
    =) tô brincando, claro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. eu tinha escrito um texto aqui eaí tudo sumiu =/
    bom, só uma coisa pra te dizer: terrible twos! hehehe

    agora que tu já desabafou, relaxa!
    tenta deixas dois pares de sapato e duas mudas de roupa pra ela escolher! quem sabe da certo :)

    beijão

    ResponderExcluir
  5. Eu me sinto péssima quando perco o controle... quando grito, fico nervosa... e isso acontece direto. Eu tenho problemas com as trocas de fraldas... é terrível!!! Aliás, Catarina também vomita quando fica nervosa!!! Sabe o que o pediatra me disse para fazer (juro, esta funcionando!)... quando ela vomitar por birra, deixa ela uns minutinhos vomitada! Te garanto que da próxima vez ela vai pensar antes.
    Catarina é bastante geniosa e birrenta! Tento conversar, explicar, mas no fim quem "bate o martelo" sou eu. Elas não podem mandar na gente.
    Gostei das dicas das meninas... deixa ela escolher a calcinha, o lacinho do cabelo, a meia...
    Beijos,
    Paula Martinelli
    www.minhamaternidae.com

    ResponderExcluir
  6. O flor não fica assim não...são momentos que perdemos mesmo as estribeiras e qual a mãe que nunca fez isso???
    Claro que o gritar não ajuda, não resolve porque eles ficam mais nervosos ainda porque se magoam ou porque dói mesmo...o correto mesmo é explicar o porque do uniforme e o porque do sapato e dizer que em outro momento ela poderá escolher. O tempo corrido e a geniosidade complicam um pouco mais tente, relaxe e ela vai passar a te entender e tudo voltará a calmaria.
    Bjsss pra vcs

    ResponderExcluir
  7. Re querida, não é fácil. E você não é a única. Mas você vai ter que colocar, explique a ela que o uniforme é lindo também e mostre isso. Mostre a cor o desenho (se estiver o logo da escola), me entende?

    Mostre a ela que é divertido usar o uniforme

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa pior que não sei nem o que dizer porque o Miguel não chegou nessa fase. Eu concordo com você que quem manda é você e ela tem que respeitar. Quando fico nervosa com o Miguel (que está me dando um trabaaaalho enorme pra trocar) me arrependo demais e fico lembrando de todas as vezes que perdi o controle e me sinto péssima.. Então eu pressinto como vou ficar e procuro manter a calma. Uso a criatividade e vou distraindo. Como vi em alguns comentários, combina com ela de escolher algumas coisas e até que combinem com o uniforme.
    Gostei das dicas da Paula também!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Ai Renata essas birras nos tiram do sério né? Aqui já acontece e das boas. A gente não de ferro, tem hora que estressa mesmo. O ruim é a culpa...

    As dicas da Paula parecem ótimas!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Oiiii .... cheguei tarde no assunto mas tinha que ler e dar pitaco rssrsrrs então aqui não é diferente ou não era minha gente fepois de uma técnicas infaliveis que esta dando super certo ....

    1º de a ela sempre a alternativa entre 2 roupas, então se o grande lance é o uniforme deixa ela escolher entre o short, a saia e a calça ela ja vai se dar por satisfeita em poder escolher pq na cabecinha dela "ela quem decidiu" ... aqui deu certo e da para sair tb pq escolho 2 e ela escolhe (vi esta técnica na Super Nanny e deu certo aqui)

    2º este vc tira de letra com tuas habilidades e criatividade ... faz uma tabelinha com os dias da semana e imprimi uma porção de princesa, bruxinhas e bb chorando e toda vez que vc precisar dar realmente uma bronca ou elogio vc cola nesta tabela junto com ela, ela vai entender que se quiser ganhar as princesinhas vai ter que obedecer, por aqui basta dizer "ah então vamos lá colocar uma bruxa no quadrinho e ela ja para" se é uma técnica que vai deixar sequelas psicologicas eu não sei kkkkkk mas ta dando super certo por aqui rsrsrsrsrs

    beijos e espero ter ajudado !

    ResponderExcluir
  11. Chegando atrasada...rsrs
    Então, a Cecília tem disso, principalmente quando ganha sandália ou roupa nova. No aniversário ela ganhou uma sandália dourada e queria usá-la ad infinitum... Aí em um belo dia ela foi dormir e eu guardei a sandália e ela nunca mais viu! shauhsuahsa... Outra vez foi a mochila da galinha pintadinha que compramos. Ela foi da loja até em casa com a mochila, assistiu desenho, comeu com a mochila e começou a dormir com a mochila. Isso durou 4 dias até que a novidade já não era mais novidade. Eu não acho que eles devem ter opiniões quanto ao que usar, quando usar etc... Não existe maturidade suficiente pra isso, quando ela faz esse tipo de coisa, comigo não rola, também fico nervosa mas eu não mudo de opinião, usa o que eu quero e pronto. rs Beijos e que Deus te ajude e te dê sabedoria para com ela.

    ResponderExcluir
  12. Rê eu entendo demais vc! Sempre que eu via crianças dessa idade exigindo o que vestir eu achava que era falta de limite, que quem manda são os pais blá blá blá.... Mas o fato é que o caminho certo é aquele que trás paz ao coração. Ainda não passo por osso com Elisa (ainda), mas talvez se vc deixasse para conversar sobre isso a noite, escolherem juntas o calçado do outro dia, deixar separadinho, ir explicando sempre em outros momentos, a hora do almoço seria mais tranqüila. Caso não dê certo na primeira vez não desista! E quem sabe se vc pedir uma força para a professora? Bom... Daqui uns dias passarei por isso, aí vc me conta se deu certo!
    Fique em paz
    Beijossss
    www.jeitinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. E preciso alem de calma ter pulso firme porque a tua filha pode ser uma criança que vista de fazer birra para conseguir o que quer e já mostra que consegui te ganhar no cansaço e tem também a criança domadora que faz de tudo para as coisas acontecerem como ela quer. Então para que você não se canse e não fique stressada tente arrumá-la contando historias de acordo com a situação deixe que ela se sinta importante situando o nome dela como o personagem principal da historia narre sempre com músicas. Proponha para tua filha uma troca de idéias onde você escolhe uma roupa pra ela e ela pra você. Mesmo que a roupa que ela escolheu para você não foi legal você usa para ela se sentir importante ter escolhido uma roupa para você. Embira você use a roupa ate deixa-la na escola depois tira e vai para o seu trabalho. O mesmo acontece quando você for busca-la na escola veste a roupa que ela escolheu e que você tirou para ir trabalhar. Boa sorte

    ResponderExcluir

Comenta você também =)
Respondo depois por aqui mesmo...