quarta-feira, 16 de maio de 2012

o desmame e a culpa que ficou!


Como eu gostei de amamentar minha pequena. Aquele momento tão nosso, momento de amor e muito carinho, aquele olhar, a risadinha de canto, aquelas mãozinhas macias me fazendo carinho, não tinha preço.

Mesmo com mordidinhas que doíam pra caramba, mesmo a livre demanda durante 18 meses e mesmo acordando várias vezes durante a noite eu curtia cada momento, mas tudo isso cansa e também não é todos os dias que estamos bem. Sem contar o excesso de dependência. Lavinia já estava mal acostumada e o peito muitas vezes era feito de chupeta. Outra coisa complicada era quando eu chegava em casa bem na hora do almoço, ela me via e pedia pra mamar, eu explicava que não era hora, mas não adiantava e ela acabava não almoçando direito.

Juntando tudo achei que já estava chegando a hora de parar, mas não via como começar.
No sábado dia 05/05 Lavinia simplesmente não se lembrou de mamar durante o dia todo, só havia mamado pela manhã. Sendo assim pensei e decidi não dar durante a noite também. Um pouco antes de dormir ela pediu, eu disse que o peito da mamãe estava dodói, ela me beijou para sarar e eu quase morri de vontade de acabar com tudo aquilo e oferecer o peito novamente, mas ofereci a mamadeira e ela tomou tranquilamente.

Como de costume acordou umas 2hs depois pedindo o peito, expliquei novamente e não dei, ela chorou...chorou bastante e eu deixei, só peguei no colo e abracei, depois de praticamente uma hora chorando ela dormio, fiquei com um aperto no peito. Mas não parou por ai, como eu disse ela vinha acordando muitas vezes durante a noite e mesmo depois de todo aquele choro, ela acordou novamente e eu fraquejei e ofereci o peito naquela noite e mais um pouco de manhã....

Acordei tão estranha, um sentimento triste e com bastante dor no peito, era domingo e nos finais de semana praticamente não paramos em casa, estamos sempre indo pra algum lugar, tentei fazer com que ela não se lembrasse de mamar no peito e passamos o dia bem, mesmo com tudo isso eu achei que deveria me manter firme com o que eu tinha começado, mesmo fraquejando uma vez eu decidi tentar denovo.

E assim ela ficou um dia inteirinho sem mamar, incluindo a madrugada. Agora já não dava mais para voltar atrás. Foram mais dois dias de choro constante durante a noite e agora as coisas já estão bem melhores, ela acorda só uma vez de madrugada e volta a dormir rápido, depois só acorda de manhã umas 6hs e ai eu dou a mamadeira, só acorda de vez as 9hs.

Mesmo já se passando 12 dias ela ainda pedi o peito uma vez ou outra, nessas horas eu me sinto culpada e fico tão triste, penso se realmente estava na hora.

Só sei que nosso desmame é definitivo agora, não foi tão natural quanto eu queria mas senti que estava na hora de parar...e foi muito bom enquanto durou, agora estou eu aqui com tanta saudades de amamentar minha pequena.

7 comentários:

  1. aaai Renata, em te entendo...Alanis ainda mama, mas beeem pouco!
    tão pouco que creio que ela vá parar sozinha!!!!
    Renata, já que estamos sentindo falta de amamentar..bora fazer outro? kkkkkkkk
    nem precisa responder!!!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha por enquanto nem pensamos nisso.....e vcs querem outro logo?

      Excluir
  2. te entendo total, por aqui é assim tbm. Ryan Caio pede peito várias vezes de madrugada e durante o dia tbm, e tbm acho que atrapalha um pouco as refeições dele sim. Cansa mesmo e como vc trabalha fora de ser mais cansativo... bem já pensei em desmamá-lo até alguns médicos me aconselharam a fazer, mas resolvi que vou amamentá-lo até os dois anos, se até essa idade o desmame não for natural, aí eu vou pegar as dicas aqui na blogosfera e vou á luta... A lavínia esta linda como sempre... bjks!!!

    ResponderExcluir
  3. Olha eu não posso falar muito sobre amamentação, porque amamentei até 2 meses e meio e nesse tempo sofri demais, não foi nada bom pra mim.
    E agora com a chegada do Murilo vou deixar as peitholas preparadas rsrs
    E concordo plenamente que agente tem que dar o peito até quando eles quiserem mesmo.
    E sempre a livre desmanda!

    ResponderExcluir
  4. Querida, acho fantástico amamentar, lindo mesmo, mas restringe bastante a mulher, no geral. Se vc achou que era a hora certa, que este era o momento ideal, siga em frente, não se sinta culpada. Saudade sempre existe e eu tenho até hoje (embora a Laura tenha se desmamado super cedo), eu me cobro até hoje por não ter mantido a amamentação por mais tempo... vc manteve por bastante tempo, fique em paz contigo.

    Saudades existirão mesmo. Mas passa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ai Renata... faz isso não =/
    VOLTA A AMAMENTAR! tu n sabe a dor que me deu em ler isso!
    Otávio parou de mamar por vontade própria, a 4 meses atrás!
    eu ainda tenho leite, ofereço as vezes e ele da risada, não pega de jeito nenhum! e a saudade me quebra!

    VOLTA VOLTA VOLTA

    e sabe, tu vai se sentir melhor se resolver oferecer, ela aceitar, e depois parar por vontade própria! sabe, quem sabe tu começa a dar mais mamadeira do que peito antes de ela pedir, aí ela vai acostumar com a mamadeira e te larga de vez! hehehe

    desculpa escrever tudo isso tá? mas é que juro que doeu muito ler isso!

    beijos beijos em vcs lindassss

    ResponderExcluir
  6. Pra mim tb vai ser na força... queria que fosse natural, mas o Linus já tem 1a7m e acorda a cada 2h!

    Eu preciso de trégua! rs

    Sei que vai ser sofrido, mas necessário pra mim!

    Faz parte a gente se adaptar, nós e eles, mas com equilíbrio!

    ResponderExcluir

Comenta você também =)
Respondo depois por aqui mesmo...