quarta-feira, 30 de maio de 2012

como ficamos depois do desmame ?

Bastante gente me pergunta isso. Eu mesma tinha muitas dúvidas de como seria.

As coisas por aqui estão tranquilas, passada aquela primeira semana mais difícil, as coisas entraram no eixo.

Como eu disse aqui foram três dias de choro, lembrando que isso só acontecia de madrugada, Lavinia aceitava bem a mamadeira durante o dia e até mesmo antes de dormir, mas para pegar no sono mesmo já estava acostumada a mamar no peito. Intão essa era a parte mais complicada, querendo ou não oferecer o peito para ela dormir ou quando estava com alguma dor , quando estava chorando ou muito irritada com alguma coisa era comôdo já, ficava imaginando como faria as coisas diferente sem o peito, como faria ela dormir ou a acalmaria em momentos ruins, afinal não estava acostumada a fazer diferente.

Mas conseguimos passar por mais esse desafio, mostrando diáriamente que o amor continua ali, só que de outras formas. Abraços bem apertadinhos, muitos beijos, carinho, paciência e muito colo. Criamos um novo ritual, novos horários e hábitos.

Antes ela tomava em média 2 mamadeira por dia, 150ml cada. Uma de manhã e outra a tarde, depois que acordava da soneca, período esse onde a mamãe aqui estava no trabalho... Comigo perto era mais dificil dela aceitar a mamadeira. Últimamente nosso tempo juntas era quase 90% com ela mamando, ela queria mamar toda hora, eu gostava e acabava deixando. Mais isso não estava muito legal, um outro fator por optarmos pelo desmame.

Hoje são 4 mamadeiras por dia, 150ml cada. Uma bem cedinho as 6hs da manhã, ela mama e volta a dormir. Acorda na maioria das vezes as 9hs e acaba tomando outra mamadeira, essa eu não acho legal dar, mas como ela fica com a vovó e com a prima que toma a mamadeira tbm nesse horário ela acaba pedindo para mamar, intão geralmente minha sogra coloca uma quantidade menor, assim ela almoça bem melhor. A outra mamadeira rola antes da soneca da tarde, lá pelas 15h e a última antes de domir. Ela vem comendo bem melhor a comida e continua comendo bem as frutas, umas 2 ou 3 por dia.

Uma coisa que antes me preocupava depois do desmame, era de criar o hábito e ela continuar mamando de madrugada, mas o legal disso tudo é que conseguimos e estamos lidando muito bem com isso. Lavinia geralmente acorda uma vez só durante a noite, eu converso, pego no colo e explico que é hora de dormir, sempre falo que estou ali perto, ela deita e continua dormindo. Uffa!!! Lógico que tem dias que as coisas demoram mais, mas mesmo assim não oferecemos a mamadeira, mas eu sempre pergunto se ela está com fome ou se ela quer mamar, poucas as vezes que rolou um sim, nesse caso nós damos, sem estresse.

Agora ela dormi sozinha, funciona mais ou menos assim: depois do jantar nos brincamos um pouco, depois rola o banho e ela mama, escovamos os dentes e deitamos na cama, ficamos ali cantando, conversando e quando o sono bate ela vira do lado e dormi, simples assim. O que eu mais témia, tem sido a parte mais fácil de lidar. Não preciso dizer que é lógico que nem todos os dias são assim, mas estamos indo  muito bem.

E para nossa alegria estamos tendo ótimas noites de sono, Lavinia já dormio várias noites inteiras, coisa que não acontecia a praticamente um ano.

A parte mais complicada pra mim é a saudade que fica, mas faz parte. O importante é que conseguimos bons resultados nesse processo todo e estamos todos bem e felizes, e isso é o que mais importa. Independente do que dizem ou do que as pessoas pensam sobre o assunto.

8 comentários:

  1. É isso aí, Rê!!!! Vocês conseguirão finalizar essa parte fácil-fácil. Se já na primeira semana está tudo bem, imagina daqui pra frente....
    =)

    Excelente.

    Cada um sabe o filho que tem e as escolhas que pdoe fazer. Essa foi a tua escolha, está ótimo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dani, você sempre aqui me dando forçaa =)
      bjãooo

      Excluir
  2. Que bom Renata, a saudade a gente controla e mata no segundinho! hehehe

    bjão


    Mamãe do Otávio

    ResponderExcluir
  3. Logo menos vou ser eu, mas vou deixar o peito 2x por dia, uma antes de dormir e uma quando acordar... pra não ter mastite tbm né.

    O Linus odeia leite e derivados, nem o meu fora do peito ele não aceita, então também fica faltando se eu cortar de vez.

    No fim do ano eu pretendo tirar tudo, aí já vai ter passado dos 2 anos, acho que tudo bem ficar sem leite.

    quero ver a hora de dormir aqui em casa! rs

    ResponderExcluir
  4. Mais uma conquista, parabéns !
    O importante que você foi forte e sempre
    explicando pra ela e dando muito carinho, isso é essencial ! =)

    ResponderExcluir
  5. é um misto de alegria pela conquista e aquela saudadinha de ter algo só nosso (sei bem como é) mas estou feliz que esta faze tenha passado de uma forma tranquila ... ponto para vocês !!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. essa saudade será eterna....esse momento foi o mais mágico que passei em minha vida....bjus

    ResponderExcluir

Comenta você também =)
Respondo depois por aqui mesmo...