segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Mamãe real...

Pra tudo existe uma teoria e na maternidade não é diferente. Mas eu sou bem real, acredito que essas teorias muitas vezes só servem para me fazer sentir errada, eu nunca me vi em regras de como amamentar corretamente, como desmamar, como fazer dormir, como alimentar, como deixar chorar... acho que errei bastante, mas sempre tentando acertar e ser a melhor mãe que eu poderia ser.

Por aqui os três primeiros meses foram tranquilos nem parecia que tinha bebê em casa, com 2 meses Lavinia já dormia pela primeira vez a noite toda, porém hoje com 15 meses já não dorme mais. Dormia no berço, hoje rola cama compartilhada todos os dias lá em casa.

Lavinia continua mamando no peito, em livre e espontânia demanda, sem previsão de término. Já tentei parar, não vou mentir... mas decidir aceitar o tempo dela, aprendi tanto que mesmo ela acordando de madrugada, eu durmo bem e não encano mais.

Sempre li e ouvi dizer que na hora das refeições o ideal é desligar a televisão. Até então não tinha problemas com isso, mas últimamente essa tem sido a melhor solução para Lavinia comer bem. Sinceramente, se vai influenciar pro resto da vida eu já não sei. Por enquanto seguimos nossas refeições ao som da Galinha...

Sempre me entreguei, entrei de cabeça nesse mundo maravilhoso, nessa viagem louca que é a maternidade. Todos os dias aprendemos um pouco mais, mais na prática vivida, encarada e contruida dia-a-dia do que na teoria dos livros

... e somos tão felizes assim.

2 comentários:

  1. Querida va pelo que voce acha correcto e vos faz feliz...bj

    ResponderExcluir
  2. Rê, querida, não se cobre e não se culpe, pq a maternidade linda e loira só nos livros e nas teorias de quem não tem filhos. A gente tenta, faz tudo o que pode, mas tem que abrir exceções de vez em quando, sim, tem que deixar passar o "errado" para tentar fazer o certo. E existem muitas situações diferentes, filhos diferentes, não há como padronizar. Somente nos livros, esses sim são ótimos em padrões.

    A Laura dorme muito bem, está com 14 meses, mas de vez em quando dorme conosco, fazer o quê??? Tem dias que está muito calor, ela não dorme bem no berço, vem pra nossa cama, que é aberta nas laterais (obviamente), enquanto o berço é de acrílico, parece uma caixa com ela dentro. Ela ferve. Logo, se está muito calor, ela dorme com os pais. Mas quando esfria um pouquinho, ela volta pro berço. Dificilmente ela chora de madrugada, mas quando chora eu vou vê-la, pego no colo, cuido... e volto pro berço. Normal. As crianças não são robôs e precisam de muito mais cuidado do que a gente imagina. E intuição materna significa cuidado. Muito cuidado. Sempre siga a sua e nunca, jamais, se culpe por isso, especialmente se estiver dando certo.

    Beijos grandes!

    ResponderExcluir

Comenta você também =)
Respondo depois por aqui mesmo...