terça-feira, 13 de dezembro de 2011

BIRRAS como lidar?

Lavinia cada vez mais sapeca, fofura total tirando as birras que de vez enquanto aparece, chora por qualquer motivo aparentemente sem importância, não podemos tirar nada da mão dela que é berreiro na certa, chega da medo! Penso várias vezes antes de dar alguma coisa pra ela segurar, tudo que ela pega tem que abrir e quando não fazemos isso mais chororô, aprendeu a desrosquear pomadas e toda vez que vamos tracar a fralda ela ve a pomada e logo quer pegar, hoje mesmo na hora do almoço fui tirar a pomada mas ela apertou com tanta força que foi pomada no corpo todo.

Nessas horas lá vai a mamãe aqui em busca de informações que possa ajudar ou pelo menos auxiliar, nisso acabei encontrando essa matéria da CRESCER, lógico nada tem fórmula mágica, mas dicas sempre vai bem!

" Começa com um simples choro, evolui para um berreiro e geralmente acaba com a criança esperneando no chão e, consequentemente, expondo seus pais a um cena clássica e constrangedora. A birra. De acordo com os pesquisadores das Universidades de Minnesota e Connecticut, nos Estados Unidos, durante um ataque desses os sentimentos de raiva e tristeza se revezam, por isso é importante que os pais não entrem no jogo.

Para chegar à tal conclusão, eles gravaram a choradeira de crianças e, com esses dados, desenvolveram um gráfico para estabelecer um padrão entre os ataques de birra. O resultado deve ajudar os médicos a diferenciar as birras comuns daquelas que podem sinalizar algum distúrbio comportamental.

Mas se o seu filho é mestre em dar escândalo, não se preocupe. "A birra é um impulso puro e simples. É normal e faz parte do desenvolvimento”, diz Silvia Hey, psicanalista infantil professora da Universidade Pequeno Príncipe , de Curitiba (PR). O melhor a fazer diante do berreiro, sugerem os cientistas norte-americanos, é ficar quieto, ou seja, não ceder ao apelo. O que sabemos, claro, nem sempre é tão simples. A seguir, listamos algumas dicas para ajudar você.


10 passos para lidar com a birra da criança. E não perder a classe

1. Por pior que seja o “espetáculo”, NUNCA, JAMAIS, em tempo algum bata no seu filho.

2. Antes de sair, previna-se de possíveis contratempos. Se vai ao supermercado, fale que a criança tem direito a escolher dois doces, por exemplo.

3. Não ceda às manipulações. Mostrar que birras não dão resultado é um jeito de desestimulá-la a repetir a cena.

4. Avise seu filho que só conversará com ele depois que ele se acalmar (e você também...).

5. Se precisar dar uma bronca na criança, espere ela terminar de espernear e explique por que está sendo punida. É importante que ela entenda o que fez de errado e, para isso, precisa estar tranqüila para conseguir ouvir o que você tem a dizer.

6. Não brigue com seu filho na frente de todo mundo; isso o fará se sentir humilhado.

7. Desvie o foco da criança. Mostre um objeto diferente, o cachorrinho passando na rua, o avião lá no céu... Use a criatividade!

8. Algumas vezes, por trás da birra existe uma criança com fome, sono ou carente. Se for esse o caso, responda pacientemente e faça um carinho. Às vezes, é só disso que ela precisa.
9. Simplesmente ignorar a birra também pode dar bons resultados. Respire fundo.

10. Se não tiver como conter o show no meio da loja, simplesmente pegue seu filho no colo e vá embora. Sem escândalos. Ele vai perceber que não adiantou nada e você evita o constrangimento."

4 comentários:

  1. Oii , estou te seguindo, adorei o blog.
    E adorei as dicas também.
    Mas confesso que morro de medo da Julia fazer birra em público, vejo outras crianças fazer e a mãe não fala nada, as vezes acaba 'cedendo' pra poder parar de passar vergonha.
    Eu juro que morro de medo rs

    ResponderExcluir
  2. é amiga estou no mesmo barco viu ... não é facil não ... obrigada pelas dicas ... algumas eu ja sigo e vamos seguir tentando !!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Não está só amiga!!!! Por aqui a birra também é presença garantida. Vai tirar algo da mão do Nino?? Ele se joga no chão, de joelhos, deve doer...mas ele faz!!!! Pelo menos esta parando de bater com a cabeça no chão (que já é uma evolução hahaha). Mas é fase...logo passa (esperamos rsrs) Bjoooooooooo

    ResponderExcluir

Comenta você também =)
Respondo depois por aqui mesmo...