quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

melhorando aos poucos - ALIMENTAÇÃO


To sempre querendo melhorar, organizar mais as coisas, distribuir melhor meu tempo. Mas sempre fico no "querendo", assumo que falta mais vontade, falta correr mais atrás.... Sei que tem muita coisa que precisa mudar por aqui, longe de mim ser uma pessoa perfeita sabe, seguir modinha, ser radical.....mas sinto que preciso melhorar para conseguir dar um bom exemplo para Lavinia.

Na semana passada falei um pouco da nossa alimentação e hoje queria contar um pouco do que a gente tem feito por aqui, o suco é uma das mudanças. Aos poucos estamos parando com os sucos prontos e tentando todos os dias preparar um suco mais natural, parece bobagem mais antes isso acontecia muito pouco aqui em casa.

Sou daquelas que não gosta de salada e nem de legumes, como super pouco e fruta também, não queria que isso se repetisse com a Lavinia....e aos poucos fui percebendo que ela que aceitava tão bem todos os alimentos, foi ficando mais seletiva....completamente normal, ainda mais quando vai experimentando novos sabores, principalmente os mais doces.

Percebi que o suco seria uma ótima forma da gente começar. Procuro ir no mercado toda semana, agora lá em casa a fruteira está sempre cheia e a gaveta de legumes também. Misturamos muitas frutas e legumes, e num é que fica  BOM! =)


Já provamos...

-Melão, pepino e limão
-Maça, pepino e limão
-Laranja com cenoura
-Laranja com beterraba
-Laranja com couve
-Abacaxi com couve
-Abacaxi com cenoura
-Pera, maça  e cenoura
-Laranja, maça e kiwi
-Laranja, maça e cenoura
-Laranja, maça e couve
-Abacate com maça
-Abacate com limão

A maioria das frutas eu coloco com a casca junto. Não coloco açúcar, coloco um pouco de mel quando fica muito azedo. Mas como contei que a Lavinia chupa limão igual laranja, isso não é problema para ela. Eu e o papai aos poucos estamos nos acostumando com o gostinho direto da frura, porque antes confesso que o fundo da jarra era todo branquinho, cheio de açúcar.
                                                                                                                                                                             
Muita coisa dessa lista ai em cima a Lavinia já não estava mais comendo e agora com o suco ela sempre toma e acaba comendo na hora que estamos preparando. Eu mesma não gosto de melão, couve e pepino e no suco bebo tranquilamente. Confesso que o suco serve mais pra mim mesmo, porque a Lavinia come bem até, mas eu adorei essa alternativa.

O melhor de tudo é que criamos mais um tempo juntas, Lavinia sempre me ajuda no preparo e assim criamos mais um momento de diversão, ela lava eu descasco, eu corto ela come e depois é só bater tudo no liquidificador, enquanto isso ela segue lavando a louça  =D

E para finalizar esse post, nada como fotos dessa sapeca cheia de caras e bocas... saboreando um dos sucos.

 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Lavinia e seus 27 meses

...têm uma vontade de ferro, sabe bem o que quer e o que não.
Quer escolher tudo, o que vai comer, o que vai vestir, o que vai assitir... literalmente tudo.

...raramente aceita ajuda, está sempre querendo comer sozinha, se vestir, tirar a roupa antes do banho, colocar a bebida no copo.

...adora ajudar, principalmente a lavar a louça.

...já da pra notar que é bem organizada, ta sempre enfileirando as coisas uma ao lado da outra, na maioria das vezes amontoa seus brinquedos todos juntos em um canto, depois vem avisar esperando sempre um elógio pelo feito.

...sua palavra preferida é "não", sem mais.

...é fanática por azul. Ama se arrumar, pentear o cabelo..mas lógico tudo sozinha.

...tem um gosto bem exótico. Chupa limão igual laranja. 

...criativa e exigente. Quando se magoa chora sentida.

...muito carinhosa, beija e abraça sem cerimônia, porém, bem seletiva.

....mandona e decidida. Um toquinho de gente toda determinada que não faz nada sem vontade.

...dona do sorriso mais sem-vergonha e iluminado que eu conheço ♥



te amo demais!

sábado, 9 de fevereiro de 2013

BC - Mamãe está de Olho - Alimentação Infantil

Faz um tempinho já que eu queria falar sobre esse assunto, aproveito hoje essa ótima blogagem coletiva com iniciativa dos blogs Mamãe Nádia a Sós; Para Beatriz e Reciclando com a Mamãe , adorei a iniciativa meninas parabéns!


Acredito que a maioria já tenha assistido o documentário "Muito Além do Peso", é chocante, alarmante e triste ao mesmo tempo. Não que eu não saiba de muita coisa que foi falado, porém, foi a partir dele que eu comecei de verdade a melhorar algumas coisas lá em casa.

Eu mesma não tive uma boa alimentação na infância, fui rodeada por tudo que é gostoso- doces, bolachas recheada, salgadinhos e refrigerante...imagina filha de um dono de lanchonete, essas coisas estavam sempre ao meu alcance. Hoje como pouca salada, não gosto de legumes e posso dizer que preciso de doce todos os dias.

Mais depois que a Lavinia nasceu, tento (nem sempre consigo #confesso)  aprender por conta própria a me alimentar melhor. Acredito que exemplo vem de casa, intão não adianta dizer que "não pode beber refigerante", se você bebe é a mesma coisa que dizer "não bata", batendo. 

Lógico que tudo tem limite é claro, não sou a favor de radicalizar também. Mas comecei a perceber que saúde e um hábito, intão vale lembrar que criança não tem maturidade pra escolher certas coisas, cabe a nós pais ensinar.

No geral Lavinia come pouco, mais come bem. Mesmo eu não gostando de quase nada (juro que não sou fresca, eu até tento comer mais não consigo), procuro sempre oferecer de tudo pra ela, ainda peco muito devido a correria do dia a dia, por sorte tenho ajuda da minha sogra com o almoço dela que acaba sendo bem variado.

Lavinia gosta de quase tudo, o que ela realmente não curti muito são folhas (alface, rucula, couve). Nesse caso a gente faz suco, inclusive essa é uma das mudanças lé em casa, estou preperando suco natural todos os dias e estamos conseguindo parar com os sucos de caixinhas, além de tudo aproveito esse momento e levo a Lalá para cozinha comigo, enquanto vou cortanto as coisas ela vai me ajudando e comendo também hahaha.

- Já provamos e ficou bom, de Laranja e cenoura; Laranja e beterraba; Limão, pepino e maça; Abacaxi e couve.. e muito mais (isso merece um post) o mais legal é que eu descobri que não precisa de açúcar, é só escolher bem as frutas e a maioria fica bem agradavél para tomar, quando vai limão coloco mel. E por falar em mel ele tem sido meu aliado, sinto muito vontade de um doce logo depois das refeições, dai vou lá e pego um pouquinho de mel, bem pouquinho. Com isso venho diminuindo bastante o consumo de açúcar lá em casa.

- Refigerante aos poucos estamos eliminando de vez, na verdade já não compramos lá em casa, mais quando estamos em alguma festa bebemos. Lembro bem como foi dificil segurar, não digo em casa, mas as pessoas de fora para não oferecerem para Lavinia.... as pessoas ficam com pena da criança, por não poder beber. Eu penso da seguinte forma, a partir do momento que a vontade partir dela, não vejo mal nenhum em dar, mas se a criança nem está ligando, não tem porque oferecer.

-Lavinia costuma beber o leite na maioria das vezes puro ela gosta e eu acho até melhor assim, mas também bebe com sustage, com farinha de aveia por causa do intestino preso que também é muito bom. Mas bastante gente se espanta com isso e ainda falam tadinha. Até as avós pensam assim, estão sempre querendo colocar um mucilon, uma farinha e se não tem nada sempre acham que precisa de um pouquinho de  açúcar, isso principalmente antes quando ela era menor.... eu mesma já comi muito tudo isso, mas agora com um pouco mais de informação percebi que não traz beneficio nenhum, então o porque de oferecer!

-O cárdapio do lanche da escola não é nada atrativo, aos poucos vou procurando idéias melhores para mandar. Como eu disse o suco já é um deles, no blog "As delicias do Dudu" tem muita coisa boa, é de lá que vem boa parte das minhas inspirações.

- Últimamente levo uma vida bem sedentária sem nenhum tipo de exercicío fisico e isso não me faz bem, sempre quero mudar, mas falta força de vontade mesmo, falta tempo, falta tudo...Mas a verdade é uma só, e quem realmente quer corre atrás. Queria fazer algo que pudesse estar com a Lavinia junto, afinal já fico boa parte do dia longe, a solução foi comprar uma bicicleta com cadeirinha...agora não vejo a hora de chegar logo. Taí um ótimo exemplo também né, afinal com ela indo junto desperta a vontade e o interesse em um futuro próximo, próximo.

Confesso que o documentário mexeu demais comigo, cheguei em casa com vontade de mudar tudo sabe, pra mim estava tudo errado. Mas sinto muita dificuldade em achar coisas mais saudavéis e na minha opinião é tudo muito caro e isso desanima um pouco.

O legal é que to levando a familia toda nessa, tenho uma sobrinha de 7 anos que está acima do peso, vejo como é tudo muito dificil pra ela agora com essa idade. Dai que eu reforço novamente que saúde é um hábito e exemplo vem principalmente dos pais, tudo isso tem que ser desde pequeno.



Lavinia aos 7 meses - brincando e experimentando =)

--
Estou longe de ser o melhor exemplo de alimentação saudavél, por isso procuro mudar um pouco a cada dia. E não é porque virou modinha e tals, faço isso por mim, pela minha familia, pela Lavinia... porque daqui uns meses, alguns anos é que vamos sentir e ver o resultado.

Acredito sim que nessas pequenas mudanças já da pra levar uma vida melhor. É isso o que eu mais quero e sei que tem muita coisa que eu ainda passo melhorar! Enfim ...

Saúde =)

é CARNAVAL!

Confesso que adoro uma folia uma pena que aqui só chove, só chove...O jeito é procurar coisas pra pequena curti, jajá estamos indo para o shopping, a noite tem festa de aniversário da prima, domingo tem rancho com os amigos, vamo que vamo!

Mas olhem só como ela foi ontem na festinha da escola, fantasiada de chiquinha  =)



 a chiquinha mais LINDAAAAA! s2

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

notícias da pequena FERINHA...

Hoje eu vim só pra contar que a Lavinia não chorou na hora de entrar na escola VIVAAAA! Como eu disse, eu sei que logo passa, mas do jeito que foi confesso que me assustei...

No post de terça-feira contei como foi terrivél os dois primeiros dias (muito choro, xixi e vômito na roupa), mas ontem e hoje ela entrou tranquila e bem calminha, não chorou nenhum pouquinho! =)

E agora com a volta as aulas, a rotina mudou um pouco... Lavinia agora é do Maternal I e essa turminha não costuma dormir, na verdade dormem um pouco, mais isso antes do horário que a Lavinia entra. Com isso ela sai da escola exausta e morrendo de sono, no carro eu tento conversar com ela pra ela não dormi, mas quando eu vejo ta desmaiada, em casa eu tento acordar mais sem sucesso.

Dai que ontem hibernou hahahaha dormio das 18:30 até hoje as 8:00 horas.
(acordou ás 21hrs pediu mamadeira, tomou e voltou a dormi)


NOCAUTE TOTAL!  =D 




terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

parabéns vovô!

Acabamos de comemorar o aniversário do vovô Carlão!
 
Lavinia AMA de paixão esse vô, passamos uma noite super gostosa =)

 



 


s2

o retorno, professora nova e muito choro!

As aulas na escola da Lavinia começaram ontem e com isso uma nova adaptação, com professora nova, amigos novos, enfim tudo novo denovo....e como eu imaginava teve muito choro.

Ainda estamos no 2º dia de aula e ela chora demais quando chega. Eu entro fico um pouco com ela, tento explicar que jajá eu volto, mas nada adianta. E eu mesmo sabendo que passa, fico arrasada =/ Hoje mesmo fez xixi em mim depois de tanto chorar e ainda por cima vomitou, tudo por causa do choro forte. Isso acaba comigo minha gente.

Depois de algumas horas volto buscar e ao meu encontro vem uma garotinha toda saltitante, ainda BEM, porém vai intender. Me diz por que ela faz isso com o coração dessa pobre mãe.

O lado bom é que agora ela me conta as coisas, assim fico mais tranquila. Porque do jeito que a bichinha chora dava até pra pensar que ela não gosta da escola.

Oremos para que a semana termine bem, pra ajudar é carnaval e depois práticamente uma nova adaptação hahahaha é a VIDA! : )

Me contem como tem sido o retorno por ai?


linda minha =)
foto de ontem depois da escola!