terça-feira, 26 de março de 2013

adeus soneca

Lavinia aos 2 anos e 4 meses não dorme mais durante o dia! E eu fico me perguntando, até que ponto isso pode atrapalhar? Eu estou sempre pesquisando e na maioria das vezes vejo o quanto é importante mesmo nessa idade dormir a tarde.

Geralmente nos finais de semana ela ainda tira uma soneca, mas acaba indo dormi muito tarde depois e isso não acontecia antes. Lavinia sempre foi dorminhoca, era sempre de acordar depois das 9, tirava uma soneca e as vezes até duas, não dormia muito cedo depois, mas era um ritmo legal eu conseguia aproveitar nossas horas juntas que é depois do meu serviço e depois da escola as 18hs.

Agora as coisas mudaram totalmente, durante a semana ela acorda umas 8hrs...9hrs, por causa da minha hora de almoço ela entra na escola mais tarde as 14hs dai já passou a hora de dormi na escolinha, no ano passado ela dormia na escola a tarde, mas essa turminha dela os horários são diferentes. Quando eu vou buscar as 18hs está morrendo de sono, geralmente eu passo na pracinha um pouco para tentar despertar, tem dias que da certo. Vamos conversando no carro, mas se o sono chega já era.

Nas primeiras semanas de aula, ela chegou a dormir das 18:30 até o dia seguinte as 8hs, só acordava para mamar e voltava a dormir, isso aconteceu umas 3x. Agora se ela dorme esse horário acorda toda disposta as 21hs mais ou menos e não vai mais direto, confesso que eu também não queria que fosse assim.

Essa noite aconteceu de dormi no carro na saida da escola, era 18:40... passamos no mercado e ela literalmente desmaia, não tem nada que faça ela acordar. Chegamos em casa era quase oito horas, tentei acordar ela mas sem sucesso. Deu 21hs e ela acorda, mamou e dormio denovo no meu colo.... quando foi 3 horas da manhã a ferinha acorda literalmente, chorando e pedindo para ir na sala, a mãe com dor nos olhos de tanto sono vai, ligo a tv no desenho e apago no sofá, quando percebo já estou na cama denovo hahahaha e o celular ligado passando Dora Aventureira e a pequena lá todo faceira, me pedindo leite e chá o tempo todo, só para levantarmos da cama. Foi a primeira vez que isso aconteceu, juro que eu não sei de maiores detalhes do que realmente eu fiz nessas horas, confesso que meu sono é pesado hahahaha!!! E agora?

Resumindo... se tira a soneca vai dormi muito tarde a noite, mas também se não tira essa soneca fica irritadissíma no final da tarde que ainda é cedo para dormir. 

Está tudo bagunçado por aqui hahaha

E por ai, com que idade as crianças pararam de tirar as sonecas? O que fazer? Alguma dica?


11 comentários:

  1. Rê do céu... não me fale essa palavra Dora aventureira em voz alta, pq se Elisa escuta já era ninguém mais faz a bichinha não querer ver essa Dora!

    Olha por aqui aconteceu quase que a mesma coisa na primeira semana na escolinha... foi um Deus nos acuda! Ela ainda dorme a tarde mais só nos finais de semana e desregula tudinho. Chega segunda e terça ela não quer ir a escolinha de forma alguma.
    E quando começa a assistir essa Dora então... ai eu choro junto com ela na hora de tirar da frente do pc ou da tv (mais choro de raiva).Estou cortando, esse final de semana e ontem e hoje não a deixei ver... quero que ela desencane um pouco tá muito fixada, um horror!uahauhauhaua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a Dora por aqui tbm faz sucesso absoluto eu até curto viu, acho um desenho bem educativo!

      vc ta certa em corta um pouco, pro bem dela hahahaha
      fico imaginando ela não querendo sair da frente da tv .. ah pior foi o pai em Dora Brasileira =D

      Excluir
  2. tadinhaaaa Renata... que judiaria...
    a solução seria deixa-la na escolinha em tempo integral, aí ela dorme na mesma hora dos coleguinhas...
    ou pedir pra professor deixa-la dormir na parte da tarde! Como acontece conosco!

    beijooss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai Amiga judia mesmo!
      Porém deixar integral eu tenho dó e não dá tbm....
      Eu já falei na escola pra deixar dormi, teve dia que deu certo, mas na maioria das vezes ela não quer dormir mesmo! =/

      Excluir
  3. Ixe, Rê, não sei ajudar, não....
    A Laura tira a soneca dela todos os dias, religiosamente. Não é aquela soneca de 2 a 3 horas, não, é até rápida, dura uma hora, ou até menos. Mas tira.
    Acontece que ela dorme na escola, após o almoço, junto com todo mundo. Depois, dorme às 21h (até o dia seguinte, às 7h). Geralmente é assim, mas nem todos os dias o são.

    Quanto à sua casa.... a escola dá um sono da pemba mesmo... é uma loucura.... não dá para pedir que ela não durma, mas, não sei, quem sabe vc consiga buscá-la a pé? Assim ela não dorme no carro?? Não sei... ou sair com ela logo na sequência, antes dela dormir (ir na praça, como vc falou)? Emendar um programa no outro antes que ela durma... não tem ninguém que possa buscá-la na escola antes do horário que vc busca?

    Qdo ela dorme, eu entendo, é beijo-me-liga, eles não querem nem saber. A minha sorte é que a Laura sempre dormiu direto, nesses casos, ela nunca acordou querendo brincar ou algo parecido.
    Mas mesmo que acorde e peça para ir para a sala, não vou. Ela chora, se descabela, me bate, joga a chupeta no chão, o máximo é dar mamadeira e acalmá-la para dormir de novo.
    E rezar.

    Quem sabe se vc não fizer o que ela quer? Se vc se recusar a ir para a sala? Se vc aguentar ela chorando por uma ou duas noites e mostrar para ela que não vai mais ter sala de madrugada (ou desenho, ou celular)....

    O que vc acha???

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Lendo na revista Crescer vi que era normal..
    Mas Davi mudou para de manhã e o sono dele a tarde voltou com força total...
    O carro parece sonifero para eles ne? incrivel rs...
    Mas tem que ir cantando, conversando, dando algum jeito para ela nçao dormir rs...
    Ve ai o que deu certo e conte ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ai Rê...é complicado mesmo.
    Tenho amigas que tem filhos na escola esse ano e estão nesse dilema também.
    A Alissa ainda não vai pra escola, então tira a soneca da tarde...mas se tem as primas junto, se tem agitação....pode esquecer. Só que dai dá 9 horas ela está dormindo....e dorme até o outro dia. AS vezes acontece de chorar um pouco, mas a pego no colo e faço dormir de novo.
    MAs fica tranquila, é cansativo, mas logo vocês encontram uma rotina boa pra ela e pra vocês....
    Beijosss

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa, por conta da escolinha o Henrique também já não faz o sono da tarde... Acho complicado, mas não tem muito o que fazer!!! Eles estão crescendo e a vidinha vai mudando!!!
    Força amiga! Logo, logo você descobrirá um jeito de lidar com essa nova situação!

    Beijos!!!

    Lívia.

    ResponderExcluir
  7. Bom aqui minha Lavinia largou as sonecas que tirava depois do almoco com 1 ano e 11 meses,consequentemente por causa da "deschupetagem" a chupeta era usada como um acalento pra que ela dormisse mais rápido e depois que tirei rara são as vezes que ela consegui dormir durante o dia quando isso acontece tem sempre um motivo ou está doente ou acordou de madrugada rs. No inicio também me preocupei Renata pois o sono esta ligado diretamente ao crescimento na idade delas né,mais o que eu podia fazer uma vez que ela quase sempre dorme a noite inteira em media umas 12 ou 13 horas que acho que é o recomendável então parei de paranoia. Bom as vezes tudo é questão de fase e rotina bagunçada por que uma oura ou outra tudo muda mesmo, dai o jeito é ir se adaptando, se você perceber por mais tempo que as sonecas já foi para o beleleu definitivamente, então encare como um crescimento mental da pequena, como está mocinha rs, sei que isso pra nos mães nos gera por um lado um medo, ai Cade meu bebe e por outro orgulho nossa como cresceu rsssssss. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ée Camila exatamente, elas estão crescendo!

      Por aqui Lavinia tbm dorme bem a noite, no geral 12hrs tbm que eu sei que é bom! Meu problema é que quando o sono chega muito cedo, no caso na hora da saida da escola ela fica muito irritada...mas jaja as coisas melhoram e encontramos um bom caminho.

      Obrigada por comentário!

      Excluir
  8. Bernardo ainda tira soneca a tarde. Mas sob leve pressão... hehe Vocês terão que achar uma forma de organizar mesmo, pois necessidade ela tem, só falta ter ritmo!
    Bjs

    ResponderExcluir

Comenta você também =)
Respondo depois por aqui mesmo...